QUEM SOMOS

 

A Visão Prev Sociedade de Previdência Complementar é uma Entidade de Previdência Complementar sem fins lucrativos, criada em dezembro de 2004 com a missão de gerir os planos de previdência das empresas do Grupo Telefônica.

A Entidade conta com cerca de 19,9 mil participantes e administra atualmente 05 planos que oferecem benefícios de caráter previdenciário. Tem como órgão de fiscalização e regulamentação a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), do Ministério da Previdência Social. Filiada à Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp). Ao final do primeiro trimestre de 2018, seu patrimônio alcançou a marca de 6,3 bilhões de reais, o que a coloca como 20º maior fundo de previdência complementar do país, conforme divulgado pela Abrapp.

Além disso, a Entidade possui o 2º maior plano CD (contribuição definida) do país, o Visão Telefônica.

 

  

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A estrutura atual da Visão Prev visa proporcionar aos participantes um atendimento mais ágil e com mais qualidade, sem contar que a própria entidade pode assessorar mais de perto as patrocinadoras e garantir uma melhor gestão dos recursos dos planos, em conformidade com as leis e práticas de governança. Confira a seguir as principais atribuições das áreas:

 

PRESIDÊNCIA

Elabora as estratégias de médio e longo prazo da entidade, traçando metas que possibilitem o crescimento da Visão Prev e o aperfeiçoamento de todos os serviços e processos.

 

DIRETORIA DE INVESTIMENTOS

Planeja, desenvolve e implanta procedimentos e instrumentos direcionados para a análise técnica do comportamento do mercado, visando orientar e subsidiar as decisões de Investimento da Entidade. Acompanha os indicadores econômicos, financeiros e índices de rentabilidade das empresas e setores da economia. Coordena e acompanha a realização de estimativas/ projeções de indicadores. Responde também pela área de Empréstimos da Entidade e define as estratégias do programa de forma a garantir que as operações estejam dentro das normas e procedimentos da Entidade, bem como atendam a legislação vigente. Realiza a aprovação dos processos de maior complexidade.

 

DIRETORIA DE PREVIDÊNCIA

Responsável final pela folha de pagamento dos assistidos, pela gestão de contratos de terceirização de atividades de apoio (cadastro, folha de pagamento, benefícios e estudos atuariais). Elaboração de pareceres atuariais para aprovação junto ao órgão regulador (Previc - Superintendência de Previdência Complementar), elaboração de parecer atuarial, utilizando o registro legal de atuário. Responsável pelo cadastro e gestão documental de todos os participantes (a documentação, por ser de caráter previdenciário, não tem prescrição). Responsável técnico pelo acompanhamento e aprovação dos laudos atuariais elaborados pela assessoria atuarial, bem como gestão junto as patrocinadoras dos laudos de contabilidade internacional (IFRS e IAS), Interlocutor técnico da Visão Prev, junto às patrocinadoras, para distribuição de superávits apurados nos planos, alterações de regulamento, convênio de adesão, entre outros assuntos de caráter previdenciário. Responsável por todo processo de arrecadação de recursos das patrocinadoras e conciliação dos valores com as regras dos respectivos planos. Responsável, ainda, pela área de Comunicação e Relacionamento da Entidade.

 

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE

Promove a gestão das atividades desenvolvidas pelas áreas de Controles Internos, Administração, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação e Qualidade, buscando sinergia e foco na execução dos trabalhos.

Faz a gestão do contrato de terceirização de sistemas, com o objetivo de melhorar o alinhamento, foco e suporte à gestão do negócio.

Gerenciamento do plano de remuneração e de cargos, treinamentos e desenvolvimento dos profissionais da Entidade. Todo o processo de Controles Internos, acompanhando os indicadores de gestão, propondo planos de ação e revisão de processos que demonstrem eficiência abaixo do esperado, além dos processos administrativos de gestão de contratos, aquisições, manutenções prediais, e da qualidade do atendimento ao participante.

 

 

ORGANOGRAMA

Confira no organograma abaixo o desenho da estrutura da entidade:

 

 

PRINCÍPIOS ORGANIZACIONAIS

Conheça, abaixo, nossos princípios organizacionais.

MISSÃO

Promover condições para que, no futuro, os participantes tenham complementação financeira apropriada, através da excelência na gestão de planos de previdência.

VISÃO

Ser a melhor alternativa existente no mercado, estando cada vez mais próxima dos participantes e patrocinadoras, gerando confiança, segurança e credibilidade através de suas ações e resultados.

VALORES

Atuação voltada à satisfação dos participantes e das patrocinadoras. Compromisso com a rentabilidade. Confiança e credibilidade. Inovação e Transparência.

 

GOVERNANÇA

A Visão Prev possui uma estrutura de gestão profissionalizada e de governança corporativa que utiliza as melhores práticas de mercado.

Esta estrutura de governança prevê que aprovações importantes e decisões relacionadas aos investimentos e à gestão da Entidade como um todo, sejam validadas em diversas instâncias. 

O Comitê de Investimentos, responsável por recomendar, avaliar e monitorar a aplicação dos recursos da Visão Prev, é formado por representantes do mercado, das patrocinadoras, da maior associação de participantes e, da própria Visão Prev.

Já os Conselhos Deliberativo e Fiscal, atuantes como órgão de administração e órgão de fiscalização da Entidade, respectivamente, têm 1/3 de seus membros eleitos pelos participantes da Visão Prev por meio de Processo Eleitoral, gerenciado por uma Comissão Eleitoral. Temos ainda uma equipe de auditoria interna que atua de forma permanente na avaliação dos processos mais críticos.

Essas determinações, que podem ser consultadas no Regimento Interno e no Estatuto da Entidade, conferem transparência, imparcialidade, equilíbrio e profissionalismo nas decisões.

Além disso, as normas e registros são padronizados pela ISO 9001, certificação que determina a gestão dos processos em conformidade com os padrões de qualidade e a aplicação de medidas para melhoria contínua.

A fim de garantir transparência e informação aos participantes, a Entidade disponibiliza, ainda, em seu site, um documento que mostra a composição detalhada das carteiras de investimentos e, diariamente, uma tabela com a rentabilidade de todos os perfis de investimentos.

O Canal de Denúncias é uma ferramenta criada para apurar desvios de conduta, comportamento antiético, fraudes ou corrupção. Ele permite que os relatos possam ser enviados a qualquer momento por colaboradores, dirigentes, fornecedores, participantes e patrocinadores. Para registrar uma denúncia, não é obrigatória a identificação do denunciante e todos os dados recebidos serão mantidos em sigilo. Toda apuração e tratamento serão realizados pelo Comitê de Ética.

A Ouvidoria da Visão Prev foi criada para ser um canal de comunicação direto com o participante que funcionará como última instância, ou seja, deve ser utilizado somente depois que o participante já passou pelos outros canais de atendimento da Visão Prev e não obteve o resultado esperado. Ela tem um papel essencial para a melhoria da gestão e dos processos da Entidade, sendo responsável por receber, registrar, analisar e dar o retorno adequado às reclamações, pedidos de informações, sugestões, críticas e elogios que não foram respondidos de forma satisfatória do ponto de vista do participante.

Assim, como resultado dessa estrutura de governança e de gestão realizada por especialistas, a Visão Prev construiu uma história sem registros de problemas e se manteve distante de diversos investimentos que passaram por adversidades, noticiados pela imprensa nos últimos anos, protegendo assim o patrimônio de seus participantes e reforçando a seriedade e solidez com que a Entidade faz a gestão de seus planos e dos recursos dos participantes.