VISÃO TELEFÔNICA

 

Confira abaixo as principais informações sobre o Plano Visão Telefônica! 


1. Informações gerais

Sobre o Plano

O Visão Telefônica, assim como os outros mais recentes da Entidade, é do tipo Contribuição Definida (CD), e não está aberto a novas adesões.

Dentro do que prevê o Regulamento, o participante define o valor da contribuição, e a renda mensal será calculada no momento da aposentadoria, de acordo com o saldo acumulado e com a rentabilidade ao longo do tempo.

• Total das contribuições

• Rentabilidade obtida com as aplicações financeiras

Uma das vantagens desse modelo é que quanto mais você contribui hoje, maior será a sua renda no momento da aposentadoria. 

Além disso, o participante tem a possibilidade de escolher um dos cinco perfis de investimento para aplicar o seu saldo, são eles: Super Conservador, Conservador, Moderado, Agressivo e Agressivo Renda Fixa Longo Prazo.  

 

Sobre as Contribuições

Tanto o participante quanto a patrocinadora contribuem para o plano. Confira abaixo qual é a participação de cada um:

- Contribuições do participante (calculadas sobre o Salário de Participação, ou seja, salário básico acrescido de vantagem pessoal, comissão mensal de vendas e adicionais noturno, de periculosidade e de insalubridade):

  • •   Básica: opcional. Corresponde a um valor obtido com a aplicação de um percentual inteiro, entre 0% e 8%, do Salário de Participação.
  • •   Suplementar: opcional e correspondente a um percentual inteiro do Salário de Participação definido pelo Participante.
  • •   Esporádica: opcional. O Participante define o valor e a frequência da contribuição.
  • •   Específica: opcional e correspondente a um percentual inteiro aplicado sobre bônus /ou outros pagamentos recebidos da Patrocinadora, conforme Regulamento.

Obs: as contribuições Básica e Suplementar são descontadas na folha de pagamento, podendo ocorrer doze ou treze vezes ao ano (duas vezes em dezembro), de acordo com a deliberação da Patrocinadora ao qual o Participante esteja vinculado. 

O participante pode alterar os percentuais de contribuição nos meses de junho e dezembro de cada ano, e a alteração passa a vigorar a partir do mês seguinte.

 

- Contribuições da patrocinadora

 • Básica: equivalente a 100% da Contribuição Básica do Participante.

 

Resumo dos principais benefícios do plano

Aposentadoria

O plano contempla três situações diferentes para a aposentadoria:

1) Aposentadoria: concedida ao participante com idade mínima de 50 (cinquenta) anos e com no mínimo 05 (cinco) anos completos de empresa ou de plano (o que for maior).

2) Aposentadoria por Invalidez: ocorre nos casos em que o participante tiver a invalidez atestada por um laudo médico e comprovação da concessão do benefício de aposentadoria por invalidez pela Previdência Social.

3) Benefício Proporcional: concedida ao participante com status BPD, idade mínima de 50 (cinquenta) anos e com pelo menos 05 (cinco) anos completos de empresa ou de plano (o que for maior).

O participante aposentado pode sacar até 30% do saldo da conta à vista a qualquer momento. 

 

Existem duas opções de renda mensal:

a) Escolha de um percentual (0% até no máximo 2%) sobre o saldo total. 

O participante recebe uma renda mensal que pode variar (0% até no máximo 2%) sobre o saldo de Conta Total até o esgotamento do saldo. Ele é aplicado sobre o saldo acumulado no último dia do mês anterior ao pagamento. O saldo restante é reajustado mensalmente, de acordo com o retorno das aplicações.

b) Definição de um prazo

A aposentadoria é paga mensalmente durante um período determinado pelo participante, que pode variar de cinco a trinta anos. 

Para calcular o valor do benefício, é considerado o prazo escolhido pelo participante e o saldo acumulado no último dia do mês anterior ao primeiro pagamento. A parcela é reajustada mensalmente de acordo com o retorno dos investimentos, descontada a taxa de juros usada na apuração do benefício.

O participante assistido poderá realizar a alteração de renda (se por prazo ou se por percentual) 2 (duas) vezes ao ano, nos períodos aprovados pelo Conselho Deliberativo, e a nova opção passa a vigorar a partir do mês seguinte à data da opção de alteração. Atualmente, as alterações ocorrem nos meses de junho e dezembro de cada ano.

 

Pensão por morte

Em caso de falecimento do participante, o saldo de conta será pago aos beneficiários legais* em partes iguais (caso haja mais de um) em forma de renda mensal, de acordo com a situação do participante na época do falecimento.

• Participante Assistido: o benefício é pago da mesma maneira que foi escolhida pelo participante.

• Participante Ativo: saque de até 30% do Saldo de Conta Total ou Projetado e o restante do saldo será pago em uma das modalidades oferecidas pelo plano

*São considerados beneficiários legais: os filhos e os enteados de até 21 (vinte e um) anos, o cônjuge, O (a) companheiro(a), desde que tenham o reconhecimento da condição de dependente pelo Regime Geral de Previdência Social, o filho e o enteado solteiros, maiores de 21 (vinte e um) anos de idade e menores de 24 (vinte e quatro) anos, desde que estudantes em curso superior oficialmente reconhecido e o inválido, sem limite de idade.  

No caso de Invalidez ou Morte do Participante Ativo, o benefício considerará o Saldo de Conta Projetado, que é igual a (a) + (b) x (c),  onde:

(a) = Saldo de Conta Total, sendo o valor do último dia do mês imediatamente anterior à Data do Cálculo;

(b) = 3 (três) vezes a Contribuição mensal Básica máxima da Patrocinadora;

(c) = Serviço Creditado Projetado em meses (período, se positivo, apurado desde a data da Invalidez ou de seu falecimento, conforme o caso, até a data em que completaria 60 (sessenta) anos de idade).

No caso da Pensão por Morte de Ativo, se não houver beneficiários legais, o benefício considerará o Saldo de Conta Total e será pago aos beneficiários indicados pelo participante. Neste caso, o pagamento será feito em parcela única e em partes iguais, caso exista mais de um beneficiário indicado.

 

Autopatrocínio

Caso o colaborador, que se desliga ou é desligado da empresa, queira continuar contribuindo para o plano, pode optar pelo autopatrocínio. Neste caso, ele deverá fazer as próprias contribuições e assumir também as da patrocinadora, além de ser responsável pelo custeio das despesas administrativas, as quais serão deduzidas do seu saldo de conta.

 

BPD

O Benefício Proporcional Diferido (BPD) é uma opção para o funcionário que sai da empresa continuar com o plano sem a necessidade de fazer novas contribuições. Para isto, é necessário ter pelo menos três anos de vinculação. O Participante que optar pelo instituto do benefício proporcional diferido continuará pagando o custeio das despesas administrativas, as quais serão deduzidas do seu saldo de conta. Quando for elegível a aposentadoria, ele receberá 100% do Saldo de Conta Total de acordo com uma das opções de renda do plano.

Caso deseje, o participante BPD poderá realizar aportes financeiros ao plano.

 

Resgate

O participante que se desliga ou é desligado da Patrocinadora pode resgatar, à vista ou em até 12 (doze) parcelas mensais e sucessivas, 100% do Saldo de Participante e um percentual do saldo de Patrocinadora, de acordo com o tempo de plano ou de empresa (o que for maior), limitado a 90%, conforme Regulamento do Plano.

 

Portabilidade

O colaborador que deixa a empresa também pode transferir o Saldo de Conta Total (soma das contribuições do participante e da patrocinadora) para uma seguradora ou outra entidade de previdência complementar, desde que tenha três anos ou mais de plano.

Nessa opção, há a perda de liquidez do investimento.

 

Perfis de Investimento

Os participantes podem escolher entre cinco perfis de investimento para aplicar seu saldo no plano, conforme abaixo: 

  • •   Super Conservador 
  • •   Conservador
  • •   Moderado 
  • •   Agressivo 
  • •   Agressivo Renda Fixa Longo Prazo 

 

O detalhamento de cada perfil pode ser consultado nas lâminas e relatórios de investimentos, disponíveis na área aberta do site, aba Investimentos.

É possível mudar o perfil de investimento em junho e em dezembro. O participante poderá ainda escolher, além destes meses oficiais, um 3° mês para alterar seu perfil. 

 

Tributação

No momento da adesão ao plano, o participante escolhe qual será a forma de tributação no resgate das contribuições ou nos pagamentos dos benefícios:

1. Regime Progressivo

É idêntico ao regime de tributação aplicado no salário. A alíquota cresce de acordo com o aumento da sua renda.

No caso de resgate, a alíquota de IR descontado na fonte será de 15% e a diferença de valores deverá ser paga na declaração de renda anual.

 

2. Regime Regressivo

Nessa opção de tributação, o valor da alíquota do Imposto de Renda, tanto para resgate quanto para pagamento do benefício, diminui com o tempo. A tributação ocorre de acordo com o prazo que seu dinheiro permaneceu aplicado. Esse regime de tributação é exclusivo na fonte.

 

Clique aqui para acessar um material exclusivo que explica a diferença entre estes dois regimes.


2. Regulamento

Clique aqui para acessar o regulamento do plano Visão Telefônica.


3. Formulários

Confira a página de formulários da Entidade – clique aqui

Observe que cada formulário traz a indicação sobre os planos aos quais se aplica.   


4. Custeio Administrativo

Os participantes BPDs, Autopatrocinados e AOPs do Visão Telefônica assumem o custeio administrativo do plano – montante necessário para cobertura das despesas administrativas do mesmo. Participantes Ativos e Assistidos não assumem esta taxa. O valor do custeio é descontado mensalmente direto do saldo na Visão Prev e o seu cálculo é feito de acordo com uma tabela, divulgada anualmente no site. Clique aqui para acessá-la. 


5. URP

A URP - Unidade de Referência Padrão – é uma unidade considerada para fazer o cálculo da contribuição adicional feita ao plano. Confira o valor atual da URP de acordo com o plano clicando aqui.

(estes valores são válidos apenas aos participantes que eram elegíveis à aposentadoria na época da incorporação).


6. Beneficiários

Em caso de falecimento do participante, todo o saldo remanescente será pago aos beneficiários legais*. Na ausência destes, a reserva será paga aos beneficiários indicados.

*São considerados beneficiários legais: os filhos e os enteados de até 21 (vinte e um) anos, o cônjuge, o (a) companheiro(a), desde que tenham o reconhecimento da condição de dependente pelo Regime Geral de Previdência Social, o filho e o enteado solteiros, maiores de 21 (vinte e um) anos de idade e menores de 24 (vinte e quatro) anos, desde que estudantes em curso superior oficialmente reconhecido e o inválido, sem limite de idade. 

É possível a designação de beneficiários indicados no site da Visão Prev (para receberem em caso de ausência de beneficiários legais). Este tipo de inclusão e, também, a edição dos beneficiários indicados pode ser feita na área fechada do site em Cadastro > Beneficiário


7. Períodos de Alteração

Em duas janelas no ano (meses de junho e dezembro), é possível alterar: o perfil de investimentos, a forma de recebimento do benefício (renda) e percentual de contribuição. 

Confira abaixo mais detalhes:

 

PERCENTUAL DE CONTRIBUIÇÃO

Nos dois períodos mencionados (junho e dezembro), participantes ativos e autopatrocinados podem rever e/ou alterar os seus percentuais de contribuição, ou seja, quanto contribuem para o plano. Os participantes ativos possuem a contrapartida da patrocinadora (conforme regulamento de cada plano). 

Para auxiliá-lo na decisão, a Visão Prev oferece aos seus participantes o Simulador para Ativos, por meio do qual você poderá visualizar com quanto e como você pode contribuir para atingir seu objetivo na aposentadoria. Além disso, a Entidade também disponibiliza o Simulador de Incentivo Fiscal, que você poderá utilizar para realizar simulações de contribuições e aproveitar o benefício fiscal da melhor forma.

Para fazer a alteração, basta acessar a área restrita do site e clicar em “Alteração de Percentual de Contribuição”. Se preferir, clique aqui para ver as instruções.

O novo percentual estará vigente a partir do mês subsequente e na 2ª quinzena deste mês poderá ser visualizado no site.

 

PERFIL DE INVESTIMENTOS

A Visão Prev oferece cinco diferentes perfis de investimento para que os participantes apliquem o seu saldo, com o objetivo de possibilitar que façam a opção que mais se adeque ao seu perfil pessoal. São eles: Super Conservador, Conservador, Moderado, Agressivo e Agressivo Renda Fixa Longo Prazo.

Esta decisão deve ser feita com muita atenção e reflexão, considerando questões como momento de vida, objetivos, volatilidade, entre outros.  Dessa maneira, para auxiliá-lo na sua decisão, a Entidade oferece aos participantes o Simulador de Perfil:  confira aqui qual perfil combina mais com você! É importante também observar o resumo da composição e a volatilidade de cada perfil – clique aqui para acessar as informações resumidas sobre cada perfil.

Além disso, o participante também pode escolher, além dos meses oficiais – junho e dezembro, um 3° mês para alterar, exclusivamente, seu perfil de investimentos.

Caso opte por alterar seu Perfil de Investimento, após esta análise cuidadosa, você deverá acessar a área restrita do site e clicar “Alteração de Perfil de Investimento”. Se preferir, acesse o passo-a-passo.

O novo perfil de investimentos estará vigente a partir do mês subsequente e na 2ª quinzena deste mês poderá ser visualizado no site.

 

FORMA DE RECEBIMENTO DO BENEFÍCIO (RENDA)

Participantes assistidos e pensionistas podem alterar a forma de recebimento de sua renda mensal nos dois períodos mencionados (junho e dezembro). É possível rever e alterar: 

- A forma de recebimento (se prazo definido ou se percentual de saldo)

- A porcentagem ou o prazo de recebimento

- A opção de reajuste (se mensal ou se anual)

Para auxiliar neste processo, a Visão Prev disponibiliza:

Simulador de Assistidos: disponível na área institucional (aberta) do site, o Simulador demonstra o comportamento do seu saldo e renda ao longo do período da aposentadoria, de acordo com as suas decisões. Clique aqui para acessar a página.

Simulador de Benefícios: disponível na área do participante (fechada) do site, o Simulador demonstra os possíveis benefícios futuros de acordo com os dados específicos de cada participante, ou seja, como é disponibilizado na área restrita, já é carregado com todos os dados pessoais necessários à simulação (tais como data de nascimento, salário e saldo atual), o que facilita bastante o processo.

Para assistidos

Para efetuar a alteração de renda, basta acessar a área restrita do site e clicar em “Alteração de Opção de Renda”. Se preferir, clique aqui para acessar o passo-a-passo para alteração.

Para pensionistas

Para efetuar a alteração de renda, você deverá preencher o formulário “Alteração de Renda - Pensionistas”, disponível no site da Visão Prev em: Para o Participante > Formulários, assiná-lo e encaminhá-lo à Visão Prev no endereço: Alameda Santos, nº 787 – Conjuntos 11 e 12 – Jardim Paulista – 01419-001- São Paulo-SP.

As alterações efetuadas passarão a valer a partir do benefício do mês subsequente e na 2ª quinzena deste mês poderão ser visualizadas no site.