Confira abaixo as principais informações sobre o Plano Visão Telefônica!
INFORMAÇÕES GERAIS
Sobre o Plano
O Visão Telefônica, assim como os outros mais recentes da Entidade, é do tipo Contribuição Definida (CD), e não está aberto a novas adesões.
Dentro do que prevê o Regulamento, o participante define o valor da contribuição, e a renda mensal será calculada no momento da aposentadoria, de acordo com o saldo acumulado e com a rentabilidade ao longo do tempo.
-
Total das contribuições
-
Rentabilidade obtida com as aplicações financeiras
Uma das vantagens desse modelo é que quanto mais você contribui hoje, maior será a sua renda no momento da aposentadoria.
Além disso, o participante tem a possibilidade de escolher um dos cinco perfis de investimento para aplicar o seu saldo, são eles: Super Conservador, Conservador, Moderado, Agressivo e Agressivo Renda Fixa Longo Prazo.
Sobre as Contribuições
Tanto o participante quanto a patrocinadora contribuem para o plano. Confira abaixo qual é a participação de cada um:
- Contribuições do participante (calculadas sobre o Salário de Participação, ou seja, salário básico acrescido de vantagem pessoal, comissão mensal de vendas e adicionais noturno, de periculosidade e de insalubridade):
-
Básica: opcional. Corresponde a um valor obtido com a aplicação de um percentual inteiro, entre 0% e 8%, do Salário de Participação.
-
Suplementar: opcional e correspondente a um percentual inteiro do Salário de Participação definido pelo Participante.
-
Esporádica: opcional. O Participante define o valor e a frequência da contribuição.
Obs: as contribuições Básica e Suplementar são descontadas na folha de pagamento, podendo ocorrer doze ou treze vezes ao ano (duas vezes em dezembro), de acordo com a deliberação da Patrocinadora ao qual o Participante esteja vinculado.
O participante pode alterar os percentuais de contribuição nos meses de junho e dezembro de cada ano, e a alteração passa a vigorar a partir do mês seguinte.
- Contribuições da patrocinadora
-
Básica: equivalente a 100% da Contribuição Básica do Participante.
RESUMO DOS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO PLANO
Aposentadoria
O plano contempla três situações diferentes para a aposentadoria:
1) Aposentadoria: concedida ao participante com idade mínima de 50 (cinquenta) anos e com no mínimo 05 (cinco) anos completos de empresa ou de plano (o que for maior).
2) Aposentadoria por Invalidez: ocorre nos casos em que o participante tiver a invalidez atestada por um laudo médico e comprovação da concessão do benefício de aposentadoria por invalidez pela Previdência Social.
3) Benefício Proporcional: concedida ao participante com status BPD, idade mínima de 50 (cinquenta) anos e com pelo menos 05 (cinco) anos completos de empresa ou de plano (o que for maior).
O participante aposentado pode sacar até 30% do saldo da conta à vista a qualquer momento.
Existem duas opções de renda mensal:
a) Escolha de um percentual (0% até no máximo 2%) sobre o saldo total.
O participante recebe uma renda mensal que pode variar (0% até no máximo 2%) sobre o saldo de Conta Total até o esgotamento do saldo. Ele é aplicado sobre o saldo acumulado no último dia do mês anterior ao pagamento. O saldo restante é reajustado mensalmente, de acordo com o retorno das aplicações.
b) Definição de um prazo
A aposentadoria é paga mensalmente durante um período determinado pelo participante, que pode variar de cinco a trinta anos.
Para calcular o valor do benefício, é considerado o prazo escolhido pelo participante e o saldo acumulado no último dia do mês anterior ao primeiro pagamento. A parcela é reajustada mensalmente de acordo com o retorno dos investimentos, descontada a taxa de juros usada na apuração do benefício.
O participante assistido poderá realizar a alteração de renda (se por prazo ou se por percentual) 2 (duas) vezes ao ano, nos períodos aprovados pelo Conselho Deliberativo, e a nova opção passa a vigorar a partir do mês seguinte à data da opção de alteração. Atualmente, as alterações ocorrem nos meses de junho e dezembro de cada ano.
Pensão por morte
Em caso de falecimento do participante, o saldo de conta será pago aos beneficiários legais* em partes iguais (caso haja mais de um) em forma de renda mensal, de acordo com a situação do participante na época do falecimento.
-
Participante Assistido: o benefício é pago da mesma maneira que foi escolhida pelo participante.
-
Participante Ativo: saque de até 30% do Saldo de Conta Total ou Projetado e o restante do saldo será pago em uma das modalidades oferecidas pelo plano
*São considerados beneficiários legais: os filhos e os enteados de até 21 (vinte e um) anos, o cônjuge, O (a) companheiro(a), desde que tenham o reconhecimento da condição de dependente pelo Regime Geral de Previdência Social, o filho e o enteado solteiros, maiores de 21 (vinte e um) anos de idade e menores de 24 (vinte e quatro) anos, desde que estudantes em curso superior oficialmente reconhecido e o inválido, sem limite de idade.
No caso de Invalidez ou Morte do Participante Ativo, o benefício considerará o Saldo de Conta Projetado, que é igual a (a) + (b) x (c), onde:
(a) = Saldo de Conta Total, sendo o valor do último dia do mês imediatamente anterior à Data do Cálculo;
(b) = 3 (três) vezes a Contribuição mensal Básica máxima da Patrocinadora;
(c) = Serviço Creditado Projetado em meses (período, se positivo, apurado desde a data da Invalidez ou de seu falecimento, conforme o caso, até a data em que completaria 60 (sessenta) anos de idade).
No caso da Pensão por Morte de Ativo, se não houver beneficiários legais, o benefício considerará o Saldo de Conta Total e será pago aos beneficiários indicados pelo participante. Neste caso, o pagamento será feito em parcela única e em partes iguais, caso exista mais de um beneficiário indicado.
Autopatrocínio
Caso o colaborador, que se desliga ou é desligado da empresa, queira continuar contribuindo para o plano, pode optar pelo autopatrocínio. Neste caso, ele deverá fazer as próprias contribuições e assumir também as da patrocinadora, além de ser responsável pelo custeio das despesas administrativas, as quais serão deduzidas do seu saldo de conta.
BPD
O Benefício Proporcional Diferido (BPD) é uma opção para o funcionário que sai da empresa continuar com o plano sem a necessidade de fazer novas contribuições. Para isto, é necessário ter pelo menos três anos de vinculação. O Participante que optar pelo instituto do benefício proporcional diferido continuará pagando o custeio das despesas administrativas, as quais serão deduzidas do seu saldo de conta. Quando for elegível a aposentadoria, ele receberá 100% do Saldo de Conta Total de acordo com uma das opções de renda do plano.
Caso deseje, o participante BPD poderá realizar aportes financeiros ao plano.
Resgate
O participante que se desliga ou é desligado da Patrocinadora pode resgatar, à vista ou em até 12 (doze) parcelas mensais e sucessivas, 100% do Saldo de Participante e um percentual do saldo de Patrocinadora, de acordo com o tempo de plano ou de empresa (o que for maior), limitado a 90%, conforme Regulamento do Plano.
Portabilidade
O colaborador que deixa a empresa também pode transferir o Saldo de Conta Total (soma das contribuições do participante e da patrocinadora) para uma seguradora ou outra entidade de previdência complementar, desde que tenha três anos ou mais de plano.
Nessa opção, há a perda de liquidez do investimento.
Perfis de Investimento
Os participantes podem escolher entre cinco perfis de investimento para aplicar seu saldo no plano, conforme abaixo:
-
Super Conservador
-
Conservador
-
Moderado
-
Agressivo
-
Agressivo Renda Fixa Longo Prazo
O detalhamento de cada perfil pode ser consultado nas lâminas e relatórios de investimentos, disponíveis na área aberta do site, aba Investimentos.
É possível mudar o perfil de investimento em junho e em dezembro. O participante poderá ainda escolher, além destes meses oficiais, um 3° mês para alterar seu perfil.
Tributação
No momento da adesão ao plano, o participante escolhe qual será a forma de tributação no resgate das contribuições ou nos pagamentos dos benefícios:
1. Regime Progressivo
É idêntico ao regime de tributação aplicado no salário. A alíquota cresce de acordo com o aumento da sua renda.
No caso de resgate, a alíquota de IR descontado na fonte será de 15% e a diferença de valores deverá ser paga na declaração de renda anual.
2. Regime Regressivo
Nessa opção de tributação, o valor da alíquota do Imposto de Renda, tanto para resgate quanto para pagamento do benefício, diminui com o tempo. A tributação ocorre de acordo com o prazo que seu dinheiro permaneceu aplicado. Esse regime de tributação é exclusivo na fonte.
Clique aqui para acessar um material exclusivo que explica a diferença entre estes dois regimes.
REGULAMENTO
Clique aqui para acessar o regulamento do plano Visão Telefônica.
FORMULÁRIOS
Confira a página de formulários da Entidade – clique aqui.
Observe que cada formulário traz a indicação sobre os planos aos quais se aplica.
CUSTEIO ADMINISTRATIVO
Os participantes BPDs, Autopatrocinados e AOPs do Visão Telefônica assumem o custeio administrativo do plano – montante necessário para cobertura das despesas administrativas do mesmo. Participantes Ativos e Assistidos não assumem esta taxa. O valor do custeio é descontado mensalmente direto do saldo na Visão Prev e o seu cálculo é feito de acordo com uma tabela, divulgada anualmente no site. Clique aqui para acessá-la.
URP
A URP - Unidade de Referência Padrão – é uma unidade considerada para fazer o cálculo da contribuição adicional feita ao plano. Confira o valor atual da URP de acordo com o plano clicando aqui.
(estes valores são válidos apenas aos participantes que eram elegíveis à aposentadoria na época da incorporação).
BENEFICIÁRIOS
Em caso de falecimento do participante, todo o saldo remanescente será pago aos beneficiários legais*. Na ausência destes, a reserva será paga aos beneficiários indicados.
*São considerados beneficiários legais: os filhos e os enteados de até 21 (vinte e um) anos, o cônjuge, o (a) companheiro(a), desde que tenham o reconhecimento da condição de dependente pelo Regime Geral de Previdência Social, o filho e o enteado solteiros, maiores de 21 (vinte e um) anos de idade e menores de 24 (vinte e quatro) anos, desde que estudantes em curso superior oficialmente reconhecido e o inválido, sem limite de idade.
É possível a designação de beneficiários indicados no site da Visão Prev (para receberem em caso de ausência de beneficiários legais). Este tipo de inclusão e, também, a edição dos beneficiários indicados pode ser feita na área fechada do site em Cadastro > Beneficiário.
PERÍODOS DE ALTERAÇÃO
Em duas janelas no ano (meses de junho e dezembro), é possível alterar: o perfil de investimentos, a forma de recebimento do benefício (renda) e percentual de contribuição.
Confira abaixo mais detalhes:
PERCENTUAL DE CONTRIBUIÇÃO
Nos dois períodos mencionados (junho e dezembro), participantes ativos e autopatrocinados podem rever e/ou alterar os seus percentuais de contribuição, ou seja, quanto contribuem para o plano. Os participantes ativos possuem a contrapartida da patrocinadora (conforme regulamento de cada plano).
Para auxiliá-lo na decisão, a Visão Prev oferece aos seus participantes o Simulador para Ativos, por meio do qual você poderá visualizar com quanto e como você pode contribuir para atingir seu objetivo na aposentadoria. Além disso, a Entidade também disponibiliza o Simulador de Incentivo Fiscal, que você poderá utilizar para realizar simulações de contribuições e aproveitar o benefício fiscal da melhor forma.
Para fazer a alteração, basta acessar a área restrita do site e clicar em “Alteração de Percentual de Contribuição”. Se preferir, clique aqui para ver as instruções.
O novo percentual estará vigente a partir do mês subsequente e na 2ª quinzena deste mês poderá ser visualizado no site.
PERFIL DE INVESTIMENTOS
A Visão Prev oferece cinco diferentes perfis de investimento para que os participantes apliquem o seu saldo, com o objetivo de possibilitar que façam a opção que mais se adeque ao seu perfil pessoal. São eles: Super Conservador, Conservador, Moderado, Agressivo e Agressivo Renda Fixa Longo Prazo.
Esta decisão deve ser feita com muita atenção e reflexão, considerando questões como momento de vida, objetivos, volatilidade, entre outros. Dessa maneira, para auxiliá-lo na sua decisão, a Entidade oferece aos participantes o Simulador de Perfil: confira aqui qual perfil combina mais com você! É importante também observar o resumo da composição e a volatilidade de cada perfil – clique aqui para acessar as informações resumidas sobre cada perfil.
Além disso, o participante também pode escolher, além dos meses oficiais – junho e dezembro, um 3° mês para alterar, exclusivamente, seu perfil de investimentos.
Caso opte por alterar seu Perfil de Investimento, após esta análise cuidadosa, você deverá acessar a área restrita do site e clicar “Alteração de Perfil de Investimento”. Se preferir, acesse o passo-a-passo.
O novo perfil de investimentos estará vigente a partir do mês subsequente e na 2ª quinzena deste mês poderá ser visualizado no site.
FORMA DE RECEBIMENTO DO BENEFÍCIO (RENDA)
Participantes assistidos e pensionistas podem alterar a forma de recebimento de sua renda mensal nos dois períodos mencionados (junho e dezembro). É possível rever e alterar:
- A forma de recebimento (se prazo definido ou se percentual de saldo)
- A porcentagem ou o prazo de recebimento
- A opção de reajuste (se mensal ou se anual)
Para auxiliar neste processo, a Visão Prev disponibiliza:
• Simulador de Assistidos: disponível na área institucional (aberta) do site, o Simulador demonstra o comportamento do seu saldo e renda ao longo do período da aposentadoria, de acordo com as suas decisões. Clique aqui para acessar o passo-a-passo para alteração.
PARA PENSIONISTAS
Para efetuar a alteração de renda, você deverá preencher o formulário “Alteração de Renda - Pensionistas”, disponível no site da Visão Prev em: Para o Participante > Formulários, assiná-lo e encaminhá-lo à Visão Prev no endereço: Alameda Santos, nº 787 – Conjuntos 11 e 12 – Jardim Paulista – 01419-001- São Paulo-SP.
As alterações efetuadas passarão a valer a partir do benefício do mês subsequente e na 2ª quinzena deste mês poderão ser visualizadas no site.