TCO PREV

 

1. Informações gerais 

Sobre o Plano

O plano TCO Prev é do tipo Contribuição Variável – ou seja, une características de Benefício Definido (BD) e Contribuição Definida (CD). Este plano não está aberto a novas adesões.

O participante decide, dentro dos limites do Regulamento, com quanto irá contribuir mensalmente para receber a aposentadoria complementar esperada (Contribuição Definida). Caso se invalide ou venha a falecer, o benefício pago é fruto de fórmula prevista no Regulamento.

 

Sobre as Contribuições

Empresa (patrocinadora) e funcionário (participante) contribuem para o plano. Confira abaixo:

Contribuições do participante (calculadas sobre o salário de participação, ou seja, total das parcelas de remuneração pagas pela patrocinadora):

 

• Básica: mensal e equivalente a um percentual inteiro do Salário de Participação de acordo com a idade do participante (em anos completos na inscrição). 

- até 25 anos: de 3% a 8%;

- de 26 a 30 anos: de 4% a 8%;

- de 31 a 35 anos: de 5% a 8% ;

- de 36 a 40 anos: de 6% a 8%;

- de 41 a 45 anos: de 7% a 8%;

- acima de 46 anos: 8%.

 

• Voluntária: opcional, mensal e equivalente a até 22% do salário de participação, de acordo com a escolha do participante (desde que o percentual de Contribuição Básica seja de 8%).

 

• Esporádica: opcional, desde que não seja menor do que 10% do Salário-Teto, atualizado anualmente.

 

Os percentuais de contribuição podem ser alterados em dezembro.

 

Contribuições da patrocinadora

 

• Normal: equivalente a 100% da Contribuição Básica do participante.

 

Eventualmente, a patrocinadora também pode fazer uma Contribuição Variável, calculada a partir de um percentual incidente sobre o salário de participação.


2. Regulamento

Clique aqui para acessar o regulamento do plano TCO Prev


3. Formulários

Confira a página de formulários da Entidade – clique aqui

Observe que cada formulário traz a indicação sobre os planos aos quais se aplica. 


4. Custeio Administrativo

Os participantes BPDs, Autopatrocinados e AOPs do TCO Prev assumem o custeio administrativo do plano – montante necessário para cobertura das despesas administrativas do mesmo. O valor do custeio é descontado mensalmente direto do saldo na Visão Prev e o seu cálculo é feito de acordo com uma tabela, divulgada anualmente no site. Clique aqui para acessá-la.


5. Beneficiários

Em caso de falecimento do participante, o seu saldo remanescente será pago aos beneficiários legais*. Na ausência destes, a reserva será paga aos beneficiários designados.

*São considerados beneficiários legais: os filhos e os enteados de até 21 (vinte e um) anos, o cônjuge, o (a) companheiro(a), desde que tenham o reconhecimento da condição de dependente pelo Regime Geral de Previdência Social, o filho e o enteado solteiros, maiores de 21 (vinte e um) anos de idade, o inválido, sem limite de idade, e o ex-cônjuge ou ex-companheiro(a) que receba pensão alimentícia.

É possível a indicação de beneficiários designados no site da Visão Prev (para receberem em caso de ausência de beneficiários legais). Este tipo de inclusão e também a edição dos beneficiários indicados pode ser feita na área fechada do site em Cadastro > Beneficiário.


6. Períodos de Alteração

Em uma janela no ano (mês de dezembro), é possível alterar o percentual de contribuição. 

Confira abaixo mais detalhes:

PERCENTUAL DE CONTRIBUIÇÃO

No período mencionado (dezembro), participantes ativos e autopatrocinados podem rever e alterar os seus percentuais de sua contribuição, ou seja, o quanto contribuem para o plano. Os participantes ativos possuem a contrapartida da patrocinadora (conforme regulamento de cada plano). 

A Entidade também disponibiliza o Simulador de Incentivo Fiscal, que você poderá utilizar para realizar simulações de contribuições e aproveitar o benefício fiscal da melhor forma. 

Para fazer a alteração, basta acessar a área restrita do site e clicar em “Alteração de Percentual de Contribuição”. Se preferir, clique aqui para ver as instruções.

O novo percentual estará vigente a partir do mês subsequente e na 2ª quinzena deste mês poderá ser visualizado no site.