PREVISÃO

 

1. Informações gerais 

Sobre o Plano

O Plano PreVisão, único no mercado de previdência, foi implementado em 2015 e representa uma ruptura de paradigmas. É um plano criado com o objetivo de eliminar o efeito de oscilações bruscas na rentabilidade e oferecer mais estabilidade. Este plano não está aberto a novas adesões.

Formas de pagamento dos benefícios (definidas no momento da migração)

a) Aposentadoria Normal 

• Período Determinado entre 5 e 30 anos para cálculo da 1ª parcela de renda mensal em reais que será paga até o esgotamento do Saldo de Conta Total;

• Renda mensal estipulada em reais, a vigorar até o esgotamento do Saldo de Conta Total;

• Renda mensal estipulada em reais predefinindo valores diferentes para os primeiros 6 anos podendo inclusive zerar o recebimento do benefício em um ou mais anos. A partir do 7º ano deve ser estabelecido um valor, diferente de zero e sem possibilidade de alterações futuras, a ser recebido até o esgotamento do Saldo de Conta Total.

Independentemente da forma de recebimento escolhida, o pagamento do benefício é condicionado à existência de recursos no Saldo de Conta do Assistido. 

 

b) Pensão por Morte de Aposentado

• Continuidade do benefício definido pelo Participante. 

Se não houver beneficiários legais*, o saldo remanescente será pago em parcela única aos beneficiários indicados.

*São considerados beneficiários legais: os filhos e os enteados de até 21 (vinte e um) anos, o cônjuge, o (a) companheiro (a), desde que tenham o reconhecimento da condição de dependente pelo Regime Geral de Previdência Social, o filho e o enteado solteiros, maiores de 21 (vinte e um) anos de idade e menores de 24 (vinte e quatro) anos, desde que estudantes em curso superior oficialmente reconhecido e o inválido, sem limite de idade.  

 

Reajuste dos benefícios

O reajuste será anual pelo índice IPCA (acumulado no período entre o mês do último reajuste e o mês anterior ao do reajuste que está sendo aplicado). Ocorrerá no mês de dezembro ou em outro mês, desde que aprovado pelo Conselho Deliberativo.

No primeiro ano de funcionamento, o reajuste é proporcional ao período do mês de implantação até o mês de dezembro. 

 

Perfil de Investimento

No Plano PreVisão, os investimentos para os Assistidos são Títulos Marcados na Curva.

A carteira de investimentos do plano é composta principalmente por títulos indexados à inflação, com prazos de vencimentos distribuídos conforme a previsão de fluxo de pagamentos dos benefícios, e utilizando também o conceito de marcação na curva, de forma a maximizar a rentabilidade, sem sofrer as oscilações do mercado financeiro.

 

Marcação na curva

É um conceito no qual o valor do investimento é atualizado conforme a taxa de juros contratada no momento da sua compra, independentemente das variações do mercado financeiro, mas com a obrigação de manutenção dos títulos na carteira até o vencimento.

As principais características da “Marcação na Curva” são:

• Não incorpora volatilidade à carteira já que o título será remunerado à taxa definida na ocasião de sua compra, evitando sustos no investidor em momentos de oscilações do mercado. 

• Reduz a possibilidade de rentabilidade negativa.

• Possibilita a maximização da rentabilidade, uma vez que o prazo dos investimentos está mais alinhado com o fluxo de pagamentos dos benefícios.


2. Regulamento

Clique aqui para acessar o regulamento do plano PreVisão. 


3. Formulários

Confira a página de formulários da Entidade – clique aqui

Observe que cada formulário traz a indicação sobre os planos aos quais se aplica.  


4. Beneficiários

Em caso de falecimento do participante, todo o saldo remanescente será pago aos beneficiários legais*. Na ausência destes, a reserva será paga aos beneficiários indicados.

*São considerados beneficiários legais: os filhos e os enteados de até 21 (vinte e um) anos, o cônjuge, o (a) companheiro(a), desde que tenham o reconhecimento da condição de dependente pelo Regime Geral de Previdência Social, o filho e o enteado solteiros, maiores de 21 (vinte e um) anos de idade e menores de 24 (vinte e quatro) anos, desde que estudantes em curso superior oficialmente reconhecido e o inválido, sem limite de idade. 

É possível a designação de beneficiários indicados no site da Visão Prev (para receberem em caso de ausência de beneficiários legais). Este tipo de inclusão e, também, a edição dos beneficiários indicados pode ser feita na área fechada do site em Cadastro > Beneficiário.