COMO VISUALIZO MEU SALDO DEVEDOR?

Você pode visualizar o(s) seu(s) contrato(s) ativo(s) de empréstimos na área restrita do nosso site (é preciso estar logado). Na área restrita, acesse então a aba Empréstimos, onde você pode visualizar o saldo devedor de cada contrato.

 

COMO REALIZO UMA AMORTIZAÇÃO?

Na aba Empréstimo da área restrita, clique no botão “Amortizar” do contrato desejado e selecione uma data e o valor da amortização. O sistema gerará uma solicitação de boleto registrado que será disponibilizado conforme regra a seguir:

- Solicitações de boletos realizadas até às 17h: o boleto ficará disponível para download no site (na mesma página onde a solicitação é efetuada) em 2 dias úteis. 

- Solicitações de boletos realizadas após às 17h: o boleto ficará disponível para download no site (na mesma página onde a solicitação é efetuada) em 3 dias úteis.


  

1 - O que é o Empréstimo Simples Visão Prev?

O Plano de Empréstimo Simples Visão Prev é uma linha de crédito oferecida aos participantes vinculados a um dos planos de previdência administrados pela Entidade.

 

2 - Quem tem direito a solicitar empréstimo junto a Visão Prev?

Os participantes ativos, exceto os do plano Telefônica BD, com vínculo mínimo ininterrupto de um ano com o plano, e os participantes assistidos, exceto pensionistas.

 

3 – Como solicitar um empréstimo na Visão Prev?

Confira o passo a passo para solicitação de empréstimos: clique aqui.

 

4 - Quais são os encargos para a concessão de empréstimo? 

Incidem sobre a concessão quatro encargos: 

• Juros: Taxa de Juros Pré-Fixadas, definidas no momento da contratação, que variam de acordo com o prazo de contratação;

• Taxa de administração de 1,0% a.a. ou (0,08295% a.m.), destinada a cobrir as despesas com administração e operação das carteiras de empréstimo; 

• QQM - Quota de Quitação por Morte: Cálculo atuarial com base na idade e prazo contratado. Trata-se de um fundo de cobertura que, em caso de falecimento do participante, o saldo devedor será quitado (não sendo transferida a dívida aos beneficiários do plano de benefício); 

• IOF (Imposto sobre Operações Financeiras conforme legislação vigente): O IOF é calculado da seguinte maneira: 0,0082% ao dia mais 0,38% sobre a operação financeira, variando de acordo com o número de parcelas contratadas.

 

5 - Quais os limites para a concessão de empréstimo? 

Ativos: 8 vezes o Salário de Nominal ou 75% do Saldo Líquido Resgatável do participante (o que for menor) – excluídos débitos existentes tal como IRRF. 

Assistidos: 8 vezes o Valor do Benefício ou 75% do Saldo Líquido Resgatável do participante (o que for menor) – excluídos débitos existentes tal como IRRF.

 

6 - Quais os limites para as prestações (margem consignável)?

Ativos: máximo de 20% sobre o Salário de Nominal; 

Assistidos: máximo de 20% sobre o valor do benefício mensal.

 

7 – No que consiste a Análise de Crédito?

Antes da autorização da solicitação de Empréstimo, a Visão Prev realizará consulta aos Órgãos de Proteção ao Crédito para verificar se o participante possui alguma restrição. A consulta é realizada na instituição Boa Vista e engloba pendências financeiras, pendências comerciais, protestos, cheques sem fundo, ações, recuperações, falências e ações judicias.

O procedimento é realizado com o objetivo de preservar o patrimônio dos participantes da Entidade. Além disso, a análise de crédito está prevista no Regulamento do Programa de Empréstimo.

No caso dos participantes assistidos, esta análise consiste em dois fatores:

1. Prazo de recebimento do benefício x prazo da contratação do empréstimo: O prazo do recebimento do benefício deverá ser, no mínimo, 6 meses mais longo do que o prazo do contrato de empréstimo solicitado.

2. Valor da parcela do empréstimo x margem consignável: o valor da parcela de empréstimo não pode comprometer a margem consignável mensal do participante. Esta análise vai considerar o valor do benefício não somente no momento da concessão, mas também durante todo o período em que o contrato de empréstimo estaria vigente. 

É importante ressaltar: caso seja observado que, durante a evolução do contrato do empréstimo solicitado, alguma das regras acima citada não seja atendida, a Visão Prev entrará em contato para negociação com o participante.

 

8 - Após a solicitação do empréstimo, qual o prazo para a liberação do crédito?

Para as solicitações efetuadas na Sexta, Sábado, Domingo, Segunda e Terça, o crédito será liberado na Sexta-Feira. Para os demais dias da semana, o valor estará disponível na Terça-feira seguinte.

Nas semanas em que há feriados as datas poderão variar de acordo com o calendário disponível no site.

 

9 - Formas de pagamento: como é creditado o empréstimo?

O empréstimo é creditado em conta bancária de titularidade do Participante, por ele indicada à Visão Prev, conforme informação que consta no momento simulação de empréstimo e impressa no Termo de Contratação do Empréstimo. 

Não é possível realizar o pagamento do empréstimo com dados bancários divergentes do Termo de Contratação. 

Importante ressaltar que, para os Assistidos, o cadastro de dados bancários do Benefício é unificado com o cadastro de empréstimo, e se houver alteração nos dados bancários do empréstimo o benefício também será alterado.

 

10 - Qual o prazo para pagamento das prestações do empréstimo?

O prazo será de, no mínimo, 03 (três) e, no máximo, de 60 (sessenta) meses.

 

11 - Como é calculado o valor da parcela?

A parcela é calculada com base no valor contratado, no prazo solicitado e na modalidade de taxa de juros escolhida.

Modalidade de Cálculo: Price com taxa de juros Pré-Fixada.

 

12 - Como são descontadas as parcelas do empréstimo? 

Ativos: o desconto é efetuado em folha de pagamento. 

Assistidos: o desconto é efetuado em folha de pagamento do benefício.

De acordo com o Artº 13 e 15 do Regulamento de Empréstimos “... o participante permanece como único responsável pelo pagamento do débito, e caso a respectiva patrocinadora ou a Visão Prev, conforme o caso, não faça os descontos mensais, o participante se obriga a efetuar os pagamentos das prestações diretamente à Visão Prev, mediante a solicitação de emissão de boleto bancário em favor da Entidade.” 

“... caso ocorra a inadimplência o participante está sujeito à cobrança de juros de mora de 1% (um por cento) ao mês e multa de 2% sobre o valor devido.”

 

13 - Qual o prazo para o pagamento da 1ª parcela do empréstimo?

As parcelas de empréstimo têm vencimento no último dia útil do mês subsequente à contratação, exceto os créditos de empréstimo que forem efetuados até o dia 10 do mês, quando a cobrança será processada dentro do mesmo mês de contratação.

 

14 - É possível antecipar parcelas? Como funcionam as amortizações?

Não. É possível emitir boletos de amortização parcial ou total no site da Visão Prev (na parte restrita ao participante) em "Empréstimo".

Importante destacar que, no caso de amortização parcial, após o fechamento do mês, o sistema irá recalcular o valor da parcela para que o prazo seja respeitado conforme contratado. O valor desta nova parcela passará a vigorar no mês subsequente à amortização.

Já em casos de amortização parcial para contratos pós-fixados, não haverá o recálculo da parcela, podendo ocorrer alteração no prazo contratado.

 

15 - Há desconto para liquidação antecipada do saldo devedor?

Não, pois o saldo devedor é atualizado diariamente pela taxa de juros contratada, ou seja, o saldo está atualizado até a data vigente. Sendo assim, o participante pagará juros até o momento em que ficou com o dinheiro. 

Como o saldo devedor é atualizado diariamente e a amortização é com o valor do saldo vigente, o participante deixará de pagar juros futuros.

 

16 – Quero amortizar meu empréstimo, como devo proceder?

Acesse o site da Visão Prev na área restrita do participante => Guia de Empréstimo => Escolha o Contrato de Empréstimo desejado => Selecione Amortizar => Escolha a data de vencimento e o valor desejado => Selecione Solicitar para emissão do boleto.

Regras de Amortização 

Desde julho de 2017, os boletos passaram a ser registrados junto ao Banco. Atente-se aos novos prazos para emissão de boleto:  

- Solicitações de boletos realizadas até às 17h: o boleto ficará disponível para download no site (na mesma página onde a solicitação é efetuada) em 2 dias úteis. 

- Solicitações de boletos realizadas após às 17h: o boleto ficará disponível para download no site (na mesma página onde a solicitação é efetuada) em 3 dias úteis.

Portanto, para que haja a quitação total de um contrato de empréstimo dentro de um determinado mês, é necessário realizar o pagamento do boleto até o dia 10 do referido mês. Portanto, por conta dos novos prazos para emissão de boleto, atente-se à antecedência necessária na solicitação do boleto para que o mesmo esteja disponível a tempo de ser pago até o dia 10. Caso o boleto seja pago após o dia 10 de um determinado mês, ocorrerá amortização parcial do empréstimo, e a quitação total ocorrerá após o desconto em folha (ativo e assistido) ou pagamento do boleto da parcela do mês (AOP, BPD e AUT). 

 

17 – A modalidade de taxa de juros do meu contrato de Empréstimo é pré-fixada ou pós-fixada? 

Para os empréstimos que foram concedidos até o dia 20/01/2017, a modalidade era pós-fixada. Já para os empréstimos concedidos posteriormente a esta data, utilizam a modalidade pré-fixada.

 

18 – Por que na modalidade de taxa de juros pós-fixada o prazo de contratação pode sofrer alteração?

Na modalidade pós-fixada, a taxa de juros é atrelada a um índice (que varia mensalmente) mais uma taxa de juros (fixa). No caso da Visão Prev, o índice utilizado é o INPC (índice Nacional de Preço do Consumidor). 

Contudo, a parcela do empréstimo é fixada no momento da concessão com a taxa daquele momento. Se no decorrer do contrato a variação mensal da taxa for maior do que a contratada, o prazo para quitação do empréstimo aumenta. Caso ocorra o inverso, o prazo diminui.

 

19 – Quantos contratos de empréstimos posso ter na Visão Prev?

Será permitido ao participante ter simultaneamente até 4 (quatro) empréstimos, com intervalo mínimo de 6 (seis) meses entre as contratações. 

Após a retirada do 4º (quarto) empréstimo, o participante poderá solicitar um novo empréstimo desde que realize a quitação, com recursos próprios, de um ou mais dos 4 (quatro) contratos vigentes, respeitando o intervalo de 6 (seis) meses entre cada concessão, o limite de crédito disponível e a margem consignável.

 

20 – Paguei um boleto, quando visualizo o pagamento do sistema?

A atualização sistêmica ocorre em 5 (cinco) dias úteis após a identificação do pagamento do boleto de empréstimos pela Visão Prev.

 

21 – Tenho parcelas em atraso, como consigo o boleto para pagamento?

No dia em que desejar realizar o pagamento da parcela em atraso, basta acessar o site da Visão Prev na área restrita => Guia Empréstimo => Escolha o Contrato Desejado => Selecione Ver Extrato => Na parcela que consta em atraso, selecione Imprimir Boleto.

 

22 - A taxa de juros do empréstimo da Visão Prev é mais atrativa que o empréstimo consignado com os bancos?

Sim, a taxa de juros do programa de empréstimos da Visão Prev é menor do que as praticadas nas instituições financeiras. Podemos verificar que mesmo a maior taxa da Visão Prev (1,32% a.m.) ainda é menor do que a das principais instituições financeiras, conforme as tabelas abaixo: 

 

 

 

Obs.: As informações de taxa de juros das instituições financeiras foram extraídas do site do Banco Central do Brasil (www.bcb.gov.br) referentes ao período de 02/2019.