Perguntas Frequentes sobre Empréstimo 


COMO VISUALIZO MEU SALDO DEVEDOR?

Você pode visualizar o(s) seu(s) contrato(s) ativo(s) de empréstimos na área restrita do nosso site (é preciso estar logado). Na área restrita, acesse então a aba Empréstimos, onde você pode visualizar o saldo devedor de cada contrato.

 

COMO REALIZO UMA AMORTIZAÇÃO?

Na aba Empréstimo da área restrita, clique no botão “Amortizar” do contrato desejado e selecione uma data e o valor da amortização. O sistema gerará uma solicitação de boleto registrado que será disponibilizado conforme regra a seguir:

- Solicitações de boletos realizadas até às 17h: o boleto ficará disponível para download no site (na mesma página onde a solicitação é efetuada) em 2 dias úteis. 

- Solicitações de boletos realizadas após às 17h: o boleto ficará disponível para download no site (na mesma página onde a solicitação é efetuada) em 3 dias úteis.


  

1 - O que é o Empréstimo Simples Visão Prev?

O Plano de Empréstimo Simples Visão Prev é uma linha de crédito oferecida aos participantes vinculados a um dos planos de previdência administrados pela Entidade.

 

2 - Quem tem direito a solicitar empréstimo junto a Visão Prev?

Os participantes ativos, com vínculo mínimo ininterrupto de um ano com o plano, e os participantes assistidos, exceto pensionistas.

 

3 – Como solicitar um empréstimo na Visão Prev?

Confira o passo a passo para solicitação de empréstimos: clique aqui.

 

4 - Quais são os encargos para a concessão de empréstimo? 

Incidem sobre a concessão quatro encargos: 

• Juros: Taxa de Juros Pré-Fixadas, definidas no momento da contratação, que variam de acordo com o prazo de contratação;

• Taxa de administração de 1,0% a.a. ou (0,08295% a.m.), destinada a cobrir as despesas com administração e operação das carteiras de empréstimo; 

• QQM - Quota de Quitação por Morte: Cálculo atuarial com base na idade e prazo contratado. Trata-se de um fundo de cobertura que, em caso de falecimento do participante, o saldo devedor será quitado (não sendo transferida a dívida aos beneficiários do plano de benefício); 

• IOF (Imposto sobre Operações Financeiras conforme legislação vigente): O IOF é calculado da seguinte maneira: 0,0082% ao dia mais 0,38% sobre a operação financeira, variando de acordo com o número de parcelas contratadas.

 

5 - Quais os limites para a concessão de empréstimo? 

Ativos: 8 vezes o Salário de Nominal ou 75% do Saldo Líquido Resgatável do participante (o que for menor) – excluídos débitos existentes tal como IRRF. 

Assistidos: 8 vezes o Valor do Benefício ou 75% do Saldo Líquido Resgatável do participante (o que for menor) – excluídos débitos existentes tal como IRRF.

 

6 - Quais os limites para as prestações (margem consignável)?

Ativos: máximo de 20% sobre o Salário de Nominal; 

Assistidos: máximo de 20% sobre o valor do benefício mensal.

 

7 – No que consiste a Análise de Crédito?

Antes da autorização da solicitação de Empréstimo, a Visão Prev realizará consulta aos Órgãos de Proteção ao Crédito para verificar se o participante possui alguma restrição. A consulta é realizada na instituição Boa Vista e engloba pendências financeiras, pendências comerciais, protestos, cheques sem fundo, ações, recuperações, falências e ações judicias.

O procedimento é realizado com o objetivo de preservar o patrimônio dos participantes da Entidade. Além disso, a análise de crédito está prevista no Regulamento do Programa de Empréstimo.

No caso dos participantes assistidos, esta análise consiste em dois fatores:

1. Prazo de recebimento do benefício x prazo da contratação do empréstimo: O prazo do recebimento do benefício deverá ser, no mínimo, 6 meses mais longo do que o prazo do contrato de empréstimo solicitado.

2. Valor da parcela do empréstimo x margem consignável: o valor da parcela de empréstimo não pode comprometer a margem consignável mensal do participante. Esta análise vai considerar o valor do benefício não somente no momento da concessão, mas também durante todo o período em que o contrato de empréstimo estaria vigente. 

É importante ressaltar: caso seja observado que, durante a evolução do contrato do empréstimo solicitado, alguma das regras acima citada não seja atendida, a Visão Prev entrará em contato para negociação com o participante.

 

8 - Após a solicitação do empréstimo, qual o prazo para a liberação do crédito?

Para as solicitações efetuadas na Sexta, Sábado, Domingo, Segunda e Terça, o crédito será liberado na Sexta-Feira. Para os demais dias da semana, o valor estará disponível na Terça-feira seguinte.

Nas semanas em que há feriados as datas poderão variar de acordo com o calendário disponível no site.

 

9 - Formas de pagamento: como é creditado o empréstimo?

O empréstimo é creditado em conta bancária de titularidade do Participante, por ele indicada à Visão Prev, conforme informação que consta no momento simulação de empréstimo e impressa no Termo de Contratação do Empréstimo. 

Não é possível realizar o pagamento do empréstimo com dados bancários divergentes do Termo de Contratação. 

Importante ressaltar que, para os Assistidos, o cadastro de dados bancários do Benefício é unificado com o cadastro de empréstimo, e se houver alteração nos dados bancários do empréstimo o benefício também será alterado.

 

10 - Qual o prazo para pagamento das prestações do empréstimo?

O prazo será de, no mínimo, 03 (três) e, no máximo, de 60 (sessenta) meses.

 

11 - Como é calculado o valor da parcela?

A parcela é calculada com base no valor contratado, no prazo solicitado e na modalidade de taxa de juros escolhida.

Modalidade de Cálculo: Price com taxa de juros Pré-Fixada.

 

12 - Como são descontadas as parcelas do empréstimo? 

Ativos: o desconto é efetuado em folha de pagamento. 

Assistidos: o desconto é efetuado em folha de pagamento do benefício.

De acordo com o Artº 13 e 15 do Regulamento de Empréstimos “... o participante permanece como único responsável pelo pagamento do débito, e caso a respectiva patrocinadora ou a Visão Prev, conforme o caso, não faça os descontos mensais, o participante se obriga a efetuar os pagamentos das prestações diretamente à Visão Prev, mediante a solicitação de emissão de boleto bancário em favor da Entidade.” 

“... caso ocorra a inadimplência o participante está sujeito à cobrança de juros de mora de 1% (um por cento) ao mês e multa de 2% sobre o valor devido.”

 

13 - Qual o prazo para o pagamento da 1ª parcela do empréstimo?

As parcelas de empréstimo têm vencimento no último dia útil do mês subsequente à contratação, exceto os créditos de empréstimo que forem efetuados até o dia 10 do mês, quando a cobrança será processada dentro do mesmo mês de contratação.

 

14 - É possível antecipar parcelas? Como funcionam as amortizações?

Não. É possível emitir boletos de amortização parcial ou total no site da Visão Prev (na parte restrita ao participante) em "Empréstimo".

Importante destacar que, no caso de amortização parcial, após o fechamento do mês, o sistema irá recalcular o valor da parcela para que o prazo seja respeitado conforme contratado. O valor desta nova parcela passará a vigorar no mês subsequente à amortização.

Já em casos de amortização parcial para contratos pós-fixados, não haverá o recálculo da parcela, podendo ocorrer alteração no prazo contratado.

 

15 - Há desconto para liquidação antecipada do saldo devedor?

Não, pois o saldo devedor é atualizado diariamente pela taxa de juros contratada, ou seja, o saldo está atualizado até a data vigente. Sendo assim, o participante pagará juros até o momento em que ficou com o dinheiro. 

Como o saldo devedor é atualizado diariamente e a amortização é com o valor do saldo vigente, o participante deixará de pagar juros futuros.

 

16 – Quero amortizar meu empréstimo, como devo proceder?

Acesse o site da Visão Prev na área restrita do participante => Guia de Empréstimo => Escolha o Contrato de Empréstimo desejado => Selecione Amortizar => Escolha a data de vencimento e o valor desejado => Selecione Solicitar para emissão do boleto.

Regras de Amortização 

Desde julho de 2017, os boletos passaram a ser registrados junto ao Banco. Atente-se aos novos prazos para emissão de boleto:  

- Solicitações de boletos realizadas até às 17h: o boleto ficará disponível para download no site (na mesma página onde a solicitação é efetuada) em 2 dias úteis. 

- Solicitações de boletos realizadas após às 17h: o boleto ficará disponível para download no site (na mesma página onde a solicitação é efetuada) em 3 dias úteis.

Portanto, para que haja a quitação total de um contrato de empréstimo dentro de um determinado mês, é necessário realizar o pagamento do boleto até o dia 10 do referido mês. Portanto, por conta dos novos prazos para emissão de boleto, atente-se à antecedência necessária na solicitação do boleto para que o mesmo esteja disponível a tempo de ser pago até o dia 10. Caso o boleto seja pago após o dia 10 de um determinado mês, ocorrerá amortização parcial do empréstimo, e a quitação total ocorrerá após o desconto em folha (ativo e assistido) ou pagamento do boleto da parcela do mês (AOP, BPD e AUT). 

 

17 – A modalidade de taxa de juros do meu contrato de Empréstimo é pré-fixada ou pós-fixada? 

Para os empréstimos que foram concedidos até o dia 20/01/2017, a modalidade era pós-fixada. Já para os empréstimos concedidos posteriormente a esta data, utilizam a modalidade pré-fixada.

 

18 – Por que na modalidade de taxa de juros pós-fixada o prazo de contratação pode sofrer alteração?

Na modalidade pós-fixada, a taxa de juros é atrelada a um índice (que varia mensalmente) mais uma taxa de juros (fixa). No caso da Visão Prev, o índice utilizado é o INPC (índice Nacional de Preço do Consumidor). 

Contudo, a parcela do empréstimo é fixada no momento da concessão com a taxa daquele momento. Se no decorrer do contrato a variação mensal da taxa for maior do que a contratada, o prazo para quitação do empréstimo aumenta. Caso ocorra o inverso, o prazo diminui.

 

19 – Quantos contratos de empréstimos posso ter na Visão Prev?

Será permitido ao participante ter simultaneamente até 4 (quatro) empréstimos, com intervalo mínimo de 6 (seis) meses entre as contratações. 

Após a retirada do 4º (quarto) empréstimo, o participante poderá solicitar um novo empréstimo desde que realize a quitação, com recursos próprios, de um ou mais dos 4 (quatro) contratos vigentes, respeitando o intervalo de 6 (seis) meses entre cada concessão, o limite de crédito disponível e a margem consignável.

 

20 – Paguei um boleto, quando visualizo o pagamento do sistema?

A atualização sistêmica ocorre em 5 (cinco) dias úteis após a identificação do pagamento do boleto de empréstimos pela Visão Prev.

 

21 – Tenho parcelas em atraso, como consigo o boleto para pagamento?

No dia em que desejar realizar o pagamento da parcela em atraso, basta acessar o site da Visão Prev na área restrita => Guia Empréstimo => Escolha o Contrato Desejado => Selecione Ver Extrato => Na parcela que consta em atraso, selecione Imprimir Boleto.

 

22 - A taxa de juros do empréstimo da Visão Prev é mais atrativa que o empréstimo consignado com os bancos?

Sim, a taxa de juros do programa de empréstimos da Visão Prev é menor do que as praticadas nas instituições financeiras. Podemos verificar que mesmo a maior taxa da Visão Prev (1,64% a.m.) ainda é menor do que a das principais instituições financeiras, conforme as tabelas abaixo: 

 

 

Obs.: As informações de taxa de juros das instituições financeiras foram extraídas do site do Banco Central do Brasil (www.bcb.gov.br) referente ao período de 06/2018.