Vídeo de nosso presidente, Marcelo Pezzutto, sobre o programa Me Conta Mais

 

Participantes,


No programa “Me Conta Mais” de hoje vamos apresentar como é calculada a rentabilidade da Renda Fixa e explicar o porquê de ela sofrer impacto com a crise pela qual estamos passando atualmente.


Mas antes de falarmos sobre esse conceito, reforçamos que também queremos utilizar essa nova forma de comunicação para ouvir vocês. Assim, pedimos que, caso tenham alguma dúvida, neste momento crítico pelo qual passamos, comentem nesta matéria ou enviem um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Vamos responde-las nos nossos próximos comunicados e posts.
Voltando ao tema “Renda Fixa”, lembramos que:


• Renda fixa é um tipo de investimento que possui regras de remuneração definidas no momento da aplicação no título (prazo e forma de cálculo da remuneração ao investidor).


• A Visão Prev calcula a cota e a rentabilidade dos investimentos diariamente pelo conceito de “Marcação a Mercado”.
A marcação a mercado é uma metodologia de precificação por meio da qual se verifica, diariamente, o valor que receberíamos pelos investimentos caso decidíssemos vendê-los naquele dia. Há momentos em que se conseguiria vender por preços mais elevados e outros em que estes preços estariam mais baixos.


Assim, caso o mercado financeiro espere uma redução futura da taxa de juros, o retorno do investimento é ajustado, aumentado o resultado atual e reduzindo a expectativa de resultado futuro, caso o título seja mantido.


Caso a expectativa do mercado financeiro seja inversa (aumento da taxa de juros), o retorno também é ajustado, mas agora diminuindo o resultado atual para aumentar o resultado potencial futuro. Dependendo da expectativa de oscilação da taxa de juros, o retorno atual poderá ser negativo. Sim, a renda fixa, apesar do nome, pode ser negativa.
Para essas oscilações de preços, damos o nome de Volatilidade.

Por isso, toda a volatilidade que está ocorrendo no mercado financeiro nos últimos dias, reflexo principalmente do receio do mercado sobre o impacto da epidemia do coronavírus no nível da atividade econômica global, impacta - diretamente o retorno dos seus investimentos devido à marcação a mercado.


Logo, compartilharemos mais informações!

Até breve!