Olá participante!

 

O ano de 2021 tem se mostrado bastante desafiador para o mercado financeiro em geral e não apenas ao mercado de previdência, o que resultou em uma forte oscilação em diversas classes de ativos.

Na tabela abaixo, apresentamos o retorno dos principais indicadores de mercado em 2021[1].

 

A Visão Prev está inserida no mercado e a rentabilidade dos nossos perfis deriva das aplicações que realizamos e das classes onde investimos, sempre respeitando as características de cada um dos nossos perfis[3]

O gráfico abaixo apresenta o retorno dos perfis da Visão Prev contra os principais indicadores de mercado dentro de 2021. Nesse gráfico, podemos observar a coerência entre esses retornos, por exemplo: o principal componente do perfil conservador são os papeis atrelados à inflação com vencimento em até cinco anos (IMAB5), enquanto no perfil Agressivo Renda Fixa Longo Prazo, o principal componente são os papeis atrelados à inflação com vencimento superior a cinco anos (IMAB5+).

Os gráficos a seguir apresentam essa mesma comparação da rentabilidade dos perfis da Visão Prev para horizontes de 36 meses e 60 meses. Podemos perceber que essa coerência se mantém.

  

 

Outro aspecto importante a ser apresentado é: esses retornos foram alcançados correndo risco maior que o mercado? Os gráficos abaixo mostram o retorno e o nível de risco[4]  dos perfis da Visão Prev e dos índices de referência apresentados para 2021 e 36 meses:

 

 

 

Também apresentamos a relação risco x retorno dos perfis da Visão Prev contra diversos gestores externos, considerando desde gestores da classe multimercados até fundos de previdência distribuídos pelos principais conglomerados financeiros nacionais.

 

 

 

Dos gráficos apresentados, podemos perceber que o retorno ajustado ao risco dos perfis da Visão Prev é coerente com nossa afirmação de que as rentabilidades dos nossos perfis são obtidas das aplicações nas principais classes disponíveis no mercado. O que é ratificado quando comparamos a outros gestores do mercado nacional.

 

Os investimentos da Visão Prev, enquanto Entidade de Previdência Complementar, objetivam buscar um retorno consistente de longo prazo, prezando pela preservação de capital e sempre respeitando o nível de risco de cada um dos perfis.

 

Vale lembrar que a rentabilidade obtida no passado não garante resultados futuros e temos alguns pontos importantes em discussão no cenário local para este e para o próximo ano, como: Eleições, possível crise energética, evolução das contas públicas etc. No cenário internacional também há alguns pontos relevantes como, por exemplo:  potencial de inflação global, ritmo de crescimento das principais economias, possíveis crises geopolíticas etc. Somado a isso, há o risco da Covid-19, que deve ser minimizado pelo avanço da vacinação global, mas que merece atenção para variantes, como a Delta.

 

Independentemente dos cenários, gostaríamos de reforçar que seguimos avaliando o balanço de risco x retorno de todas as classes de ativos, ao passo que também continuamos monitorando as oportunidades de mercado, sempre respeitando o nível de risco de cada perfil e o horizonte da previdência complementar.

 

Na próxima semana – dia 05/10 – terça-feira, às 15 horas, faremos uma apresentação ao vivo sobre o tema: Rentabilidade Visão Prev e responderemos as perguntas e dúvidas de nossos participantes. Você poderá acompanhar essa transmissão e enviar as suas perguntas pelas redes sociais da Visão Prev no Facebook e YouTube.

 

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através de nossos canais de atendimento! 

 

 

 

 

[1] Utilizamos os retornos até agosto/2021 de maneira a apresentar dados consolidados de fechamento de mercado e de outros gestores.

[2] A remuneração da poupança, desde 04/05/2012, funciona da seguinte forma:

  • Quando a taxa Selic estiver menor ou igual a 8,5% ao ano, a poupança rende 70% da taxa Selic + TR
  • Quando a taxa Selic estiver superior a 8,5% a.a., a poupança rende 0,5% ao mês + TR

 

[3] Disponibilizamos cinco perfis de investimentos com níveis progressivos de risco e diferentes alocações, permitindo ao participante adequar-se ao seu momento.

[4] Medido pela volatilidade (desvio-padrão). 

 

Não Publicado

 

 
 

                Newsletter

                  Agosto/21

 

Olá!

 

Você acaba de receber a Newsletter do Blog Visão Prev, 

o nosso novo canal de comunicação com você, participante!
 

Todo mês, enviaremos essa News com os links para as matérias mais recentes,
pra você ficar por dentro de tudo que está rolando aqui na Visão, além de
dicas sobre investimentos, educação financeira, carreira, saúde e muito mais.

 

Vem conferir! Boa leitura! ;)

 

Como fazer – e gerir
 – o seu orçamento
 doméstico

Por que o Mais Visão 
é um grande plano 
para a sua família?

 

Meu Momento: Visão Prev lança consultoria para a 

aposentadoria.

Passo a passo: como

funciona a aposentadoria

para autônomo?

Alongamento no home

office: mais saúde, mais produtividade!

 

Para saber mais, acesse o novo Blog da Visão Prev!


Página 1 de 34

Go to top

Menu